Sabendo do que se trata, poderemos saber o que fazer...
O Mundo Segundo a Monsanto.
O Documentário destaca os perigos do crescimento exponencial das plantações de transgênicos que em 2007, cobriam 100 milhões de hectares com propriedades genéticas patenteadas em 90% pela Monsanto.
A pesquisa durou três anos e a levou aos Estados Unidos e a países como Brasil, índia, Paraguai e México, comparando as virtudes proclamadas dos OGM com a realidade de camponeses mergulhados pelas dívidas com a multinacional, de moradores das imediações das plantações, pessoas que sofrem com problemas de saúde ou de variedades originais de grãos ameaçadas pelas espécies transgênicas.
Link:
Criança - A alma do negócio
Documentário dirigido por Estela Renner e produzido pela produtora Maria Farinha, de Marcos Nisti, aborda a polêmica do consumismo infantil causado pelo apelo publicitário e discute a distorção de valores no universo da criança. Criança, a alma do negócio foi exibido durante o 2° Fórum Internacional Criança e Consumo, promovido pelo Projeto Criança e Consumo de 23 a 25 de setembro no Itaú Cultural, em São Paulo. Agora, o documentário foi finalizado e está sendo oficialmente lançado.
Link:
Good Copy, Bad Copy
Boa Cópia, Má Cópia, é um documentário sobre Cultura e Copyright, no contexto da internet e do compartilhamento de arquivo.
O Ponto central do documentário é mostrar como a propriedade intelectual tem inibido a criatividade e como isso afetará as próximas gerações.
Link:
Sociedade do Automovel
11 milhões de pessoas, quase 6 milhões de automóveis; um acidente a cada 3 minutos; uma pessoa morta a cada 6 horas; 8 vítimas fatais da poluição por dia.
No lugar da praça, o shopping center; no lugar da calçada, a avenida; no lugar do parque, o estacionamento; em vez de vozes, motores e buzinas.
Trabalhar para dirigir, dirigir para trabalhar: compre um carro, liberte-se do transporte público ruim. Aquilo que é público é de ninguém, ou daqueles que não podem pagar.
Vidros escuros e fechados evitam o contato humano. Tédio, raiva angústia e solidão na cidade que não pode parar, mas não consegue sair do lugar.
Link:
Soma - Uma Terapia Anarquista
Foi criada pelo escritor Roberto Freire no início dos anos 70 como uma terapia corporal e em grupo, baseada nas pesquisas do austríaco Wilhelm Reich. Buscando o desbloqueio da criatividade, os exercícios da Soma abordam a relação corpo e emoções presentes na obra de Reich, os conceitos de organização vital da Gestalterapia, os estudos sobre a comunicação humana da Antipsiquiatria e a arte-luta da Capoeira Angola. Os grupos de Soma duram um ano e meio, com encontros periódicos (quatro vivências por mês). Esta convivência possibilita a construção de uma dinâmica de grupo, onde o referencial ético é o Anarquismo.
Esta é a maior originalidade da Soma: terapia como pedagogia política, onde o prazer e a liberdade são a saúde que combate a neurose capitalista da sociedade globalizada.
Link:
O Futuro da Comida
“O Futuro da Comida” faz uma profunda investigação sobre a perturbadora verdade por trás do não identificado, patenteado, alimentos geneticamente manipulados que tem preenchido calmamente as prateleiras dos mercados dos EUA na última década.
A partir da pradarias de Saskatchewan, Canadá para os campos de Oaxaca, México, este filme dá voz aos agricultores cujas vidas e meios de subsistência foram negativamente afetados por esta nova tecnologia. As implicações para a saúde, as políticas governamentais e impulso a globalização fazem parte da razão pela qual muitas pessoas estão alarmadas com a introdução de culturas geneticamente modificadas no nosso abastecimento alimentar. “O Futuro da Comida” examina a complexa teia de mercado e as forças políticas que estão a mudar aquilo que comemos como grandes empresas multinacionais procuram controlar o sistema mundial de alimentos.
O filme também explora alternativas para a agricultura industrial em larga escala, colocando a agricultura orgânica e sustentável como soluções reais para a crise agrícola hoje.
Link:
A Vida Conectada
Um pequeno e excelente documentário educativo que apresenta importantes informações sobre questões éticas, ambientais, sustentabilidade e sociais dentro da temática do vegetarianismo e do consumo de produtos, que representa um assunto urgente e de vital importância para a sobrevivência de todo o planeta e da espécie humana, para o presente e o futuro.
Link:
Notícias de uma guerra particularNotícias de uma guerra particular é um amplo e contundente retrato da violência no Rio de Janeiro. Flagrantes do cotidiano das favelas dominadas pelo tráfico de drogas alternam-se a entrevistas com todos os envolvidos no conflito entre traficantes e policiais - incluindo moradores que vivem no meio do fogo cruzado e especialistas em segurança pública. A realidade da violência é apresentada sem meio-tons e da forma mais abrangente possível, tornando patente o absurdo de uma guerra sem fim e sem vencedores possíveis.
Link:
Manda Bala!
A história do filme é que há uma conexão entre a corrupção política e violência urbana. E sobre como a corrupção, quer seja no Brasil ou em outra parte do mundo, não é apenas um crime de desvio de verbas, mas um crime violento.
Seguindo a trilha do dinheiro, o filme vai de um político corrupto e chega a um sequestrador"
Link:
Nós que aqui estamos por vos esperamos
O documentário “Nós que aqui estamos, por vós esperamos”, dirigido por Marcelo Masagão e lançado no Brasil em 1999, é uma memória do século XX.
O diretor dá uma volta ao mundo passando por guerras, dirigindo o olhar para a consequente banalização da vida e da morte. Aborda a industrialização do mundo – ou das partes que passaram pelo processo de modernização industrial – trata da alienação dos trabalhadores que se transformaram em peças da engrenagem capitalista. Mostra regimes totalitários, religiões, em suma, humaniza e contextualiza a história do século passado.
Link:
Nós Alimentamos o Mundo
Documentário sobre os disparates da produção de alimentos no mundo. Começa com o desperdício de pães, toneladas deles são jogadas no lixo diariamente por terem apenas dois dias de fabricação. Alimentos ainda bons para o consumo vão para o
lixo para satisfazer leis de consumo. Depois, vemos a pesca artesanal, a qualidade dos peixes que são trazidos diariamente ainda frescos e faz a comparação com a pesca industrial, em que navios ficam de quinze a trinta dias no mar e trazem toneladas de pescado, mas sem a mesma qualidade e já com um certo grau de putrefação.
Link:
Justiça
Justiça - Um retrato da sociedade através de seu sistema penal brasileiro.
“Justiça”, documentário de Maria Augusta Ramos, pousa a câmera onde muitos brasileiros jamais puseram os pés – num Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, acompanhando o cotidiano de alguns personagens. A câmera é utilizada como um instrumento que enxerga o teatro social, deflagrando suas estruturas de poder - aquilo que, em geral, nos é invisível.
No filme, não há entrevistas ou depoimentos, apenas o registro do que se passa diante da lente. Maria Augusta Ramos observa um universo institucional extremamente fechado e que raras vezes é tratado pelo cinema ficcional brasileiro.
A cineasta vai acompanhar um pouco mais de perto uma defensora pública, um juiz/professor de direito e um réu. Primeiro, a câmera os flagra tanto no “teatro” da justiça como fora dele, em lugares como a carceragem da Polinter e em casa, na intimidade de suas famílias.
Com suas opções claras, que não pretendem ser disfarçadas por movimentações dramáticas, Maria Augusta Ramos deixa evidente que, como os documentários, a justiça está muito longe de ser isenta. Como e para quem a justiça funciona no Brasil é a questão que se apresenta em seu filme, sem respostas definitivas ou julgamentos pré-concebidos.
Link:
Fahrenheit 911
Fahrenheit 9/11 é um documentário de 2004 escrito, estrelado e dirigido pelo cineasta estadunidense Michael Moore. Fala sobre as causas e consequências dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, fazendo referência a posterior invasão do Iraque liderada por esse país e pela Grã-Bretanha. Além disso, tenta decifrar os reais alcances dos vínculos que existiriam entre as famílias do presidente George W. Bush e a de Osama bin Laden.
O título do filme faz referência ao livro Fahrenheit 451 (233ºC, que representa a temperatura que arde o papel), escrito em 1953 por Ray Bradbury, e também aos atentados de 11 de setembro de 2001, já que "11/9" se escreve "9/11" nos países de língua inglesa.
Sugerindo "a temperatura que arde a liberdade", este documentário ressalta especificamente a relação entre a família Bush e pessoas próximas a ela, com membros de eminentes famílias da Arábia Saudíta (incluindo a família de Bin Laden) em uma relação que se estende durante mais de trinta anos, assim como a evacuação de familiares de Osama bin Laden organizada pelo governo de George W. Bush depois dos ataques de 11 de setembro. Se bem que essa relação de negócios entre os clãs Bush e Bin Laden não é discutida, a mesma não é amplamente conhecida.
Link:
A História das Coisas
A História das Coisas é um documentário de 20 minutos, que vai direto ao ponto: como colaboramos diariamente pra destruir o planeta. Mostra passo a passo a cadeia de eventos que vai da exploração dos recursos naturais, passando pelo produto manufaturado, a compra e o descarte, até chegar ao lixão. Mas o diferencial aqui é que não é um documentário no estilo BBC ou National Geographic. É explicado com desenhos (toscamente) animados, e numa linguagem simples (sem ser simplista) que se torna interessante e compreensível.
Versão legendada em português:
Link:
Versão dublada em português (Brasil):
Muito Alem do Cidadão Kane
Sorria! você está sendo manipulado!
Documentário sobre a Rede Globo.
Link:
Não Matarás
“Vivissecção”, “experimentação animal”, “pesquisa em animais”, “testes em animais”. Ao ouvir estas palavras, muitas pessoas reagem com descrença ou repulsa, ou mesmo acreditam que é “um mal necessário”.
Agem assim porque foram educadas a acreditar que esse é o único modo possível para melhorar a saúde humana. Na verdade, essas palavras são somente nomes diferentes para um mesmo crime: cortar, queimar, envenenar, torturar, enlouquecer animais vivos com o intuito de prevenir ou curar males em seres humanos.O fato de utilizar animais para buscar o conhecimento sobre seres humanos está baseado na semelhança entre os seres vivos. Os animais poderiam, então, servir de modelos para nossas doenças e reações, substituindo seres humanos em estudos sobre nós mesmos. Mas essa semelhança, logicamente, não os dotaria também de sentimentos, emoções, fraquezas, medos, assim como nós?
Quando questionados sobre o lado ético de fazer seres tão parecidos conosco sofrerem, os pesquisadores alegam que eles não são tão semelhantes assim...Esse é um paradoxo que os defensores da vivissecção não conseguem justificar.
Fazemos experimentos em animais para que seres humanos não sofram sem necessidade, traçando uma linha arbitrária que separa as espécies que devem e as que não devem sofrer. Se os atos praticados dentro dos laboratórios ocorressem em qualquer outro lugar, que não em “benefício da ciência”, seus praticantes certamente seriam condenados.
Link:
Acampamento de Jesus
O documentário fala sobre um encontro protestante de crianças americanas. O filme expõe a lavagem cerebral que os líderes religiosos fazem nas crianças.
Durante o acampamento elas são avisadas que não podem ler Harry Potter, os livro são considerados uma manifestação do demônio, e aprendem a rir da teoria da evolução, além de amar o presidente Bush.
Link:
A Ultima Hora - The 11th Hour
O documentário, narrado e produzido por Leonardo DiCaprio, aborda os desastres naturais causados pela própria humanidade.
Mostra como o ecossistema tem sido destruído e o que é possível fazer para reverter esse quadro. Entrevistas com mais de 50 renomados cientistas e líderes, como Stephen Hawking e o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev, ajudam a esclarecer essas importantes questões, assim como indicar alternativas possíveis à sustentabilidade.
Link:
Zeitgeist
Zeitgeist fala de várias coisas; desde os profundos medos humanos até a exploração destes medos por outros homens. É um filme soberbo, na medida em que nos leva à reflexão do que somos, porquê assim somos, quais as ‘amarras’ emocionais ou mentais à que estamos sujeitos, quem nos impõe tais amarras, etc.
Link:
Our Daily Bread - Pao nosso de cada dia
Our Daily Bread, do austríaco Nikolaus Geyrhalter, sem voz off nem diálogos, deixa as imagens falarem por si e é capaz de fazer os espectadores saírem perturbados da sala ou jurarem que a partir de agora se tornam vegetarianos.
Link:
Taxi Para o Inferno
Oscar melhor Documentário 2008.
Toda a verdade sobre a tortura perpetrada pelos Estados Unidos, através de uma
investigação que parte do percurso e morte de um taxista afegão em 2002.
Link:
Earthlings - Terraqueos
EARTHLINGS (Terráqueos) é um documentário sobre a absoluta dependência da humanidade em animais (para companhia, comida, roupa, entretenimento, e pesquisa científica) mas também demonstra nosso completo desrespeito por estes chamados
"provedores não-humanos".Com um estudo profundo em pet shops, fábricas de filhotes e abrigos de animais, como também em fazendas industriais, o comércio de couro e de peles, as indústrias de esportes e entretenimento, e finalmente a profissão médica e científica, EARTHLINGS usa câmeras escondidas e imagens nunca antes vistas para demonstrar as práticas cotidianas de algumas das maiores indústrias do mundo, todas as quais dependem totalmente em animais para o lucro. Poderoso, informativo e provocador, EARTHLINGS é de longe o documentário mais compreensível já produzido na correlação entre a natureza, animais, e os interesses econômicos humanos. Existem muitos filmes valiosos de direitos dos animais, mas este transcende o cenário. EARTHLINGS grita para ser visto.
Link:
Surplus
Documentario que aborda a Produção em massa com a destruição do meio ambiente.
Um documentário diferente sobre o consumo exagerado. 1/5 da populaçăo mundial consome 4/5 dos recur sos do planeta terra e produz 86% de todo desperdício. Nesta bonita e curta jornada do mundo, os diretores de cinema exploram o assunto através de muita música, cinemas e de um jeito alegre. O famoso presidente Bush "no discurso en corajando as compras" e uma garota de Cuba que sonha com um Big
Mac: "Excesso" literalmente penetra e vizualiza o consumo exagerado.
Link:
Sicko - Michael Moore
Eu não ia postar esse vídeo por se tratar de uma realidade do USA, mas é um documentário interessante, portanto segue o link.
SICKO é o novo documentário de Michael Moore. Inicialmente anunciado como um documentário sobre a indústria farmacêutica, várias empresas desta área prontamente tomaram medidas para evitar o acesso de Michael Moore a quaisquer informações comprometedoras e aconselharam os seus funcionários a não dialogar com o cineasta.
Link:
Pro Dia Nascer Feliz
O documentario mostra as preocupações de estudantes do nordeste que suas escolas não tem comida, professores e ensino médio, e mostra as preocupações de estudantes das melhores escolas de SP e RJ, mostrando de uma forma explicita as futilidades com as que eles se dão direito de ter.
Sinopse:
Documentário sobre as diferentes situações que adolescentes de 14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violência e a esperança. Foram ouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois renomados colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro.
Link:
Razões para a Guerra
Polêmico documentário que revela uma visão sobre a política de guerra norte-americana ao apresentar fatos que argumentam a necessidade do país estar sempre se preparando para uma batalha e estar sempre travando alguma guerra ao redor do mundo.
O filme foi produzido em meio à segunda invasão norte-americana ao Iraque sob o governo de George W. Bush. O filme começa com o discurso do presidente Dwight D.
Eisenhower, em 1961, alertando o povo quanto ao crescimento do armamento. Depois disso, o diretor faz entrevistas com soldados, congressistas, informantes militares, intelectuais e muitos outros personagens para fazer uma analise fria e bastante consistente sobre a necessidade do governo norte-americano de travar guerras. Uma produção fundamental para se entender os dias de hoje.
O Documentario explica o porque dos EUA 3 dias apos terem tacado a bomba atômica
em Hiroshima tacam outra em Nagasaki, mesmo sabendo de seu poder de destruição.
Link:
A Terra em 100 Anos
No verão de 2005, observadores sobrevoaram o olho do furação Katrina, a tempestade mais destrutiva e mortífera já ocorrida nos EUA. Duzentas e noventa e quatro km/h, sob uma parede de nuvens de quase 18 quilômetros de altura, ondas de tempestade, chuva e ventos, dizimaram New Orleans e a costa do golfo. O furação Katrina, foi um sinal do que está por vir? Muitos afirmam que condições climáticas violentas como esta assolarão o planeta com muito mais frequência no futuro. Nosso planeta está sendo devastado. Terras antes férteis estão secando, áreas litorâneas estão erodindo, florestas tropicais estão desaparecendo e ondas de calor estão debilitando pessoas idosos e vulneráveis.
Link:
A Carne é Fraca
"A Carne é Fraca", melhor documentário já realizado no Brasil sobre o consumo da carne e suas consequências, é essencial para aqueles que buscam informações sobre o assunto e uma arma para os defensores dos animais. O Instituto Nina Rosa - Projetos por Amor à Vida - lançou no último dia 12 de novembro, durante o 36º Congresso Vegetariano Mundial - que aconteceu entre os dias 8 e 14 daquele mês o documentário “A Carne é Fraca”.
Link:
CashBack
Um estudante de arte em Londres e usa a imaginação para fazer o tempo passar mais rápido durante seu trabalho noturno em um supermercado.
Não é um documentário, mas é excelente curta, vale a pena baixar.(Legenda em português)
O orkut tem problema com links do megaupload, por isso vc deve copiar o link abaixo para o seu navegador e depois retirar os espaços.
Link: http: //www. megaupload. com/?d= 40SN6EZ0
O arquivo está em Flash, não são todos os programas que reproduzem esse formato.
Eu aconselho a baixar e instalar o Kmplayer, segue o link pra baixar o programa.
Surfing Favela
Um grupo de jovens surfistas moradores de favelas do Rio de Janeiro nos mostram como é o espirito livre do surf, sendo uma alternativa para de vida para a Criminalidade, violência e pobreza.
O orkut tem problema com links do megaupload, por isso vc deve copiar o link abaixo para o seu navegador e depois retirar os espaços.
Link: http: //www. megaupload. com/? d=LZBZ5Y78
A história das coisas!
Este vídeo mostra os problemas sociais e ambientais criados como consequência do nosso hábito consumista, apresenta os problemas deste sistema e mostra como podemos revertê-lo, porque não foi sempre assim.
Baixem em melhor qualidade aqui:
A Corporação - Capítulo 1 de 16 (e os seguintes estão no youtube)
Declaração dos Direitos dos AnimaisProclamada pela UNESCO em 27 de janeiro de
1978.
Tá limpo!
Em forma de desenho animado, e com uma linguagem facilmente
compreendida pela criançada, este vídeo fala sobre os perigos do descarte
incorreto do lixo e as vantagens da reciclagem.
Ilha das FloresCurta metragem de Jorge Furtado que, de forma provocante, levanta
questionamentos éticos abordados sob a perspectiva do capitalismo.
As Tartarugas e o Micro Lixo
Chegando aos oceanos o lixo acaba sendo ingerido ou se fixando aos animais marinhos causando anomalias, doenças e morte.
Sopa Plástica
Uma imensa massa de lixo (formada, em sua maioria, por plásticos) foi localizada no Giro do Pacífico Norte e estima-se que existam mais quatro regiões, no oceano, nas mesmas condições...
Fluxo: Pelo Amor à Água
Este documentário mostra como nosso estilo de vida vem intoxicando as águas e como grandes multinacionais se utilizam disto para apossar-se do ouro azul (como vem sendo chamada a água), levando destruição e morte ao meio ambiente e aos seres humanos (mais direta e rapidamente, à parte mais pobre da população).
Em contrapartida, são relatados casos em que o povo reuniu-se e conseguiu fazer valerem seus direitos sobre este precioso bem.
Um documentário essencial que mostra que o fantasma da escassez de água, não está distante, ao contrário, JÁ assombra diversas áreas do planeta!
"MILHARES DE PESSOAS VIVEM SEM AMOR... MAS NÃO SEM ÁGUA." (W.H. Auden)
Fluxo: Pelo Amor à Água (1/8) (os outros capítulos estão no youtube)
O mundo é feito de gente
Vídeo bastante interessante sobre o trabalho voluntário. Tomara toque o coração de todos!
Turma da Mônica - Economizar Água Clipe musical, para a criançada, que trata da importância de se economizar água.
E se fosse com a gente?
O drama do derramamento de óleo mostrado sob um outro ângulo.Realmente muito bom!
Óleo no Golfo
Imagens sobre o derramamento de óleo com texto de Ivana Maria França de Negri (escritora e defensora das causas ecológicas).
colaboração: Defensores da Terra e S.O.S.
Nenhum comentário:
Postar um comentário